Você e seu Plano de marketing + comunicação digital

Quando comecei a trabalhar pela internet, tudo era uma grande novidade, porém, mau sabia dos desafios que viriam! Muitas coisas para se estudar também!  🙂 

Eu ficava perdido frente a explosão de informação. Tinha que desenvolver um Plano de Marketing, Copywriting, aprender a usar o WordPress, SEO etc.

Estava ficando literalmente Louco, mas eu gostava dessa loucura. Isso é importante, tem que ter gosto por isso, se não sua evolução fica comprometida.

Plano de marketing e seu Objetivo

Talvez você já tenha ouvido falar dos 4 P’s do Marketing (ou marketing Mix), se ainda não conhece veja, a coisa é simples mesmo, mas procure pesquisar bastante para ter uma base consistente:

  1. Preço: Defini-se o preço do produto e a forma de cobrança (uma única vez, mensalmente etc);
  2. Praça ou Ponto: Referente a localização de onde o produto estará, podendo ser através de sites ou pontos físicos como lojas;
  3. Produto: Quais as características do produto ou serviço de sua empresa, deve optar entre as formas e as cores, suas funcionalidades e objetivos;
  4. Promoção: Aqui nada mais é que a forma como será realizada a divulgação de seu produto, se será através de outdoors, comercial de TV, ou Facebook ads, existem inúmeras possibilidades.

Parece fácil, mas a experiência de mercado aqui irá contar bastante, se você não possui essa experiência em realizar estratégias de marketing, aconselho que estude e pesquise bastante sobre esse assunto. Um livro que recomendo a leitura é os 8 P’s do Marketing Digital do Conrado Adolpho.

Iremos tratar cada um destes tópicos abaixo, continue lendo…

Fase inicial do Planejamento de Marketing

Para iniciar seu plano de marketing de forma eficiente, é preciso estabelecer um objetivo primário, estabelecendo metas bem definidas, para isso existem modelos de plano de marketing bem elaborados que podem ser adquiridos e utilizados facilmente, pois já são auto explicativos.

Após elaborar seu plano, ou caso você já possua um plano de marketing, é preciso fazer uma pesquisa de mercado.

Pesquisa de mercado de Marketing fase inicial de sua estratégia de Marketing

Veja nesta tabela que eu uso no meu negócio para realizar as pesquisas de mercado:

A análise de concorrência é fundamental na pesquisa de mercado, veja quem são os maiores Players do seu nicho e os liste, mas não é só listar! Tem que acompanhar as atividades destes Players, assinar a lista de e-mail marketing deles.

Ver quais produtos são vendidos, como é o posicionamento de cada um, analisar as páginas de seus sites ou Blogs, analisar o Funil de vendas deles… é isso, busque todas as informações possíveis!

plano-de-marketing/estrategia-de-marketing/analise-concorrência-mercado

Organização de Conteúdo para Plano de Marketing

Tenho visto muitos artigos sobre SEO e planejamento de Marketing, porém não tenho notado a presença de técnicas direcionadas a melhora de sua produtividade em relação ao conteúdo que você posta em artigos ou posts e sua ligação entre SEO e Planejamento de Marketing.

Então eu gostaria de sugerir a você que use essa planilha que estou disponibilizando, ou algo similar a isso, você ainda pode incrementa-la com outras colunas  de organização e evoluir conforme o tempo. Deixarei um Link para você baixar logo abaixo da imagem.

imagem-keywordplanner-seo-1

Veja que que eu separei nas seguintes colunas:

  • Pos.: Referente ao posicionamento da linha, não exclua essa coluna;
  • Categoria: referente ao localização dos artigos dentro da plataforma;
  • Oferta: Está relacionado com o objetivo deste Artigo, todo conteúdo deve ter um propósito!
  • Tipo: O tipo de linguagem que você irá adotar, veja todos os tipos neste infográfico;
  • Dt.Publicação: Somente para ter-se controle da data em que foi publicado, lembre-se de revisitar seus conteúdos;
  • Keyword: Certifique-se de que todo artigo / post tenha ao menos uma Keyword específica;
  • Título: Use a Keyword o mais a esquerda possível e faça sempre um resumo do que o visitante irá encontrar dentro do artigo e ainda venda sempre benefícios!
  • Buscas: Mantenha as informações da planilha para a Keyword original, isso irá definir quais artigos você deve se empenhar mais, e acompanhá-los de perto;
  • Competição: Só para se ter uma referência em relação a competitividade desta palavra;
  • Lance: Mesmo lembrete acima, essas informações podem ser usadas mais tarde.

imagem-keywordplanner-seo-2

[file_download style=”1″][download title=”Planilha%20de%20Plano%20de%20Marketing%20completa” icon=”style1-Xls-64×64.png” file=”http://sosbloggers.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Plano-de-Mkt.xlsx” package=”” level=”” new_window=”Y”]Com%20essa%20planilha%20voc%C3%AA%20vai%20ter%20seu%20plano%20de%20marketing%20pronto%20em%20segundos[/download][/file_download]

“Já baixou a planilha, que vai ser seu melhor amigo daqui para frente? Não precisa por e-mail… é toda sua, aqui eu não forço ninguém a nada! Fique à vontade e baixe a planilha para que seu plano de marketing fique pronto de uma vez!”

Está é a segunda parte da planilha, depois que você baixá-la verá que as informações são sequenciais. Aqui nesta etapa de preenchimento vamos nos deparar com informações de nossa concorrência, organização de nossos Links, Kpi’s ou índices de performance, que são fundamentais para viabilizar nosso plano de marketing.

Então vejamos:

Links: Neste item devemos colocar os Links que iremos utilizar tanto interno como externos, quando forem externos não esqueça de se ligar a páginas de alto Page Rank e Domain Authoraty. Para verificar essas informações instale em seu navegador (disponível para Chrome e Fierefoz) esse Plugin da Seo Moz.

KPI’s (Key Performance Indicators)

  1. Pos.: Trata-se do posicionamento de seu artigo (o qual contêm a palavra chave de referência), na SERP do google, para verificar esses posicionamentos, utilize o Software Market Samurai
  2. Obj.: Nada mais que um posicionamento desejado, ou seja, sua meta!
  3. Qtde. de Visit.(mês).: Monitore a quantidade de visitantes que aquele seu artigo ou página está obtendo ao longo dos meses;
  4. Conv.: Trata-se das conversões que este seu artigo está obtendo;
  5. CPC/Face.: Use apenas se estiver utilizando algum meio de Link patrocinado, que pode ser qualquer um, Face Ads, Adwords, UOL Cliques etc. E inclua a informação de CPC neste campo;
  6. ROI.: Este KPI que nos indica o retorno sobre o investimento também é importantíssimo, ou seja, se você está investindo R$100 reais numa campanha para um artigo, ou página, e está obtendo um retorno de R$1000,00 reais então é 900%, que lindo hein!

O cálculo foi este: ROI = (Retorno/Investimento)/100

Concorrentes: Nesta etapa teremos concorrente 1, concorrente 2 etc. Coloque ali o Link de seus principais concorrentes, avalie a página deles e veja como você pode fazer um conteúdo melhor que o deles, se quiser aprender de verdade a fazer um conteúdo otimizado, eu desenvolvi um método para isso, que você pode assistir em vídeo.

Ainda tem mais! O desafio é grande mesmo, mas depois que você estiver já com tudo feito, as coisas vão ficando mais suaves, além disso, os resultados começam a aprecer e você vai ficar feliz em sabe que foi por um trabalho bem feito, então vamos continuando, não desiste não!

Plano de Marketing para Links Patrocinados

Numa outra aba da planilha do plano de marketing, você irá se deparar com uma aba chamada “Monitoram. de Produtos” que irá auxiliar nossos trabalhos de de acompanhamento de campanhas para Links patrocinados.

Veja a tabela, é bem simples:

monitoramento-campanhas-links-patrocinados

Essa planilha é  mais simples que as outras, basta apenas inserir o nome do produto, não vão ficar enchendo linguiça aqui, você já é grandinho e pode identificar facilmente este s itens, se quiser pode deixar um comentário com sua dúvida ok.

Agora que você já tem uma estratégia de marketing, um monitoramento de produtos e muito mais, eu queria te dar ainda mais conteúdo, pensou que tinha acabado não é… não, mas agora,  esta etapa será de vital importância, fundamental para que você componha toda essa estratégia.

Finalizando o Plano de marketing com um plano de conteúdo

Bom nada melhor do que finalizar um plano com outro plano não é mesmo? Bom, mas é exatamente isso, que precisamos, por enquanto estávamos no nível de estratégia e organização do nosso plano de marketing, agora é fundamental que você tenha uma pauta editorial para uma comunicação eficiente. Essa é a estratégia de comunicação digital que vai guiar seus passos.

Basicamente ela já foi mostrada, no início deste artigo, mas agora eu quero te ajudar a montar e estruturar essa pauta, por isso seria muito bom que você também assistisse minha aula sobre conteúdo otimizado, lá eu dou dicas excelentes para que você tenha um diferencial em seu conteúdo!

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Ricardo Guedes Tatagiba

Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos na Área de Engenharia Consultor em Otimização de Sites. Tentando mudar a vida das pessoas através da Internet

Website: http://www.sosbloggers.com.br

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