O que Significa SEO e algumas dicas para Otimizar seu site

Tecnicamente falando, SEO é uma sigla de origem inglesa, sendo nada mais que a abreviação de Search Engine Optimization. Tudo que envolve a otimização de um site, desde o planejamento até a concepção de um artigo, de um blog ou site.

No Brasil o SEO começou a ganhar uma enorme força devido ao Marketing Digital que possibilitou a entrada de inúmeras possibilidades reais de lucrar pel internet. Quando você está sendo encontrado através dos mecanismos de busca você passa a obter um tráfego extremamente qualificado.

O que significa SEO Uma breve introdução?

A algum tempo atrás, exatamente em 1988 o Brasil deu o primeiro passo para a corrida tecnológica, devido a um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia, a fim de, unir as universidades e facilitar a troca de informações entre elas, assim a primeira ligação surgiu através do primeiro Provedor o Alternex. Só indo a público em 1992.

Bom o resto é história, e desde 1995 já com plataformas mais robustas começamos navegar com sistemas da começaram realmente a rodar mais facilmente quando abriu-se o Backbone, onde provedores comerciais tiveram acesso ao nosso mercado.

Claro que os EUA já estavam anos luz a nossa frente, e lá começou a grande corrida atrás de posicionamento, estar posicionado depende hoje de um grande número de fatores, e ninguém sabe a fórmula correta para otimizar seu site, o sistema é regido por algorítimos, que são responsáveis por determinar qual site fica em uma determinada posição na SERP (Search Engine Results Page).

como se otimiza um site

Como fazer SEO?

Fazer SEO é uma arte! Sim eu vejo desta forma e sou extremamente aficionado e apaixonado por Otimização de sites, nada como estar sempre estudando algo que está em constante mudança.

Fazer a otimização de um site consiste num bom planejamento e trabalho árduo, quando se fala em otimizar um site muitas pessoas acham que isso significa ficar repetindo keywords dentro do texto, e te digo, isso está muito longe de ser SEO.

Veja mais sobre curso de Seo

As keywords são sim a peça fundamental que irá definir seu sucesso e seu fracasso de todos os seus futuros esforços num site. A escolha das palavras chave a se trabalhar deve ser feita de forma minuciosa, caso contrário você estará desperdiçando seu tempo.

Antes de partimos para uma breve introdução ao SEO, e você já aplicar essas técnicas no seu site, é preciso entender que o SEO possui duas bases sólidas. Que são:

SEO ON PAGE

O Seo On-Page abrange tudo que está relacionado a sua hospedagem e seu Site, ele é influenciado por uma série de fatores estruturais que podem afetar o desempenho que seu site. Também são conhecidos como fatores de classificação internos, e nesse caso estamos falando de Meta Tags, Balanceamento de Keyeords, Linkagem interna e etc.

Sobre os fatores de classificação internos, você possui o controle absluto e sendo assim, deve se esforçar ao máximo para que seu blog ou site possua o melhor conteúdo, o melhor desempenho, nada pode fugir aoi seu controle.

SEO OFF PAGE

O Seo Off Page, como o próprio nome já nos remete, envolve tudo aquilo que é externo ao seu site, nesse caso, são fatores de classificação externos. Quando falamos de Seo Off Page, estamos falando de Link Building, sinais sociais, etc.

Diferentemente do SEO ON PAGE, aqui no OFF PAGE, os dados são um tanto obscuros e conseguir esses dados pode lhe dar um pouco mais sde trabalho, porém é fundamental conhecer todos os seus referenciadores, seu competidores e assim você terá mais controle sobre as flutuações.

Para isso, siga estes passos:

Use o Google Keyword Planner

Escolha as palavras chave baseado primeiramente, baseado na necessidade que seu público tem. Você deve escolher palavras que estejam sendo pesquisadas, se ninguém pesquisa sobre aquele assunto, de nada vale perder seu tempo fazendo isso.

Se seu site / Blog não  possui uma autoridade ainda em seu nicho, escolha palavras chave com baixo volume de pesquisa, pois provavelmente as com maiores volumes terão uma concorrência muito acirrada, desta forma dificilmente você será encontrado.

Verifique seus competidores | Analise sua concorrência

Essa etapa é fundamental, para isso você deverá fazer o download de dois aplicativos, ambos funcionam no Firefox e no Chorme, porém, tente usar mais o Firefox, ele possui mais aplicativos voltados para SEO.

MOZBAR

MAJESTIC

Esta dupla de aplicativos irá lhe salvar algumas horas de trabalho. Após instalados faça uma busca no google com uma palavra chave que você tenha escolhido através do Google Keyword Planner, lembre de abrir uma aba anônima e habilitar este complementos para que funcionem neste modo de exibição do seu navegador.

Após realizar a pesquisa, observe os icones na barra superior de seu navegador e clique primeiramente no Μ da MozBar, ele vai abrir dentro da SERP, algumas informações conforme nesta imagem abaixo

o que significa SEO

Após clicar na imagem você verá a seguinte alteração na SERP

o que significa SEO

Esse é o mínimo que você deve fazer para ver se sua concorrência é muito alta, se você terá alguma chance de rankeamento, se você acreditar que é possível você deve continuar em frente. Faça um MIX de palavras chave tomando como base sua competitividade, por ex:

  • 50 % Palavras chave com dificuldade baixa
  • 30% Palavras chave com dificuldade média
  • 20% Palavras chave com dificuldade alta

Onde as palavras chave devem estar?

As palavras chave escolhidas devem estar em 3 lugares principais:

  • Deve estar na URL do artigo
  • Deve estar no Título H1 da Pàgina
  • Deve estar no conteúdo do artigo

Monitoramento de suas Palavras Chave

É imprescindível que você consiga fazer um acompanhamento, ou seja, verifique com um determinado intervalo de tempo, onde aquele artigo que você escreveu, que possui uma palavra chave principal está hoje na SERP dos motores de busca.

Nesse caso existem ferramentas gratuitas e pagas, obviamente que as ferramentas gratuitas não irão oferecer a liberdade que uma ferramenta paga possui.

Se você possui muitos projetos será necessário pagar por uma ferramenta, existem inúmeras opções no mercado, algumas com super poderes como o Rank Tracker do Power Suite, ou menos poderosa e não menos eficaz como o SERP FOX

Umas opção gratuita muito interessante e que possui várias possibilidades bacanas é o Traffic Travis, realmente surpreende com pelo seu preço que até dois Blogs é FREEEEEEEEEEE !!!!! Foi a primeira ferramenta de monitoramento que usei e fiz alguns videos mostrando como funciona, por favor não reparem no Áudio que na época minha webcam e sistema de Áudio eram péssimos.

Tutorial sobre Traffic Travis

Conteúdo de qualidade

Por muito tempo no Brasil se acreditou que o conteúdo de qualidade era um dos principais fatores de rankemento, e quanto mais único e original melhor seria. O conteúdo de qualidade é sim importante, deve ser feito pensando no usuário, mas… Existem outros inúmeros fatores a se considerar.

Apenas o conteúdo por sí só não será suficiente para obter posicionamento, para isso fique atento a estes fatores.

  • Linkagem interna
  • Linkagem Externa
  • Backlinks
  • Desempenho do site

Como fazer linkagem interna

Use alguns textos importantes dos seu site, use as Keywords que você já está tentando rankear, e faça o máximo de Links que puder, a quantidade de Links internos pode influenciar significativamente no seu posicionamento.

Backlinks

Os famosos backlinks, são contabilizados como votos de confiança. É como uma tese de doutorado, ou onde o autor da tese faz referência a várias pessoas o quel produziram alguma pesquisa sobre algo muito pontual. Sendo assim aquela tese se trata de algo bem específico sobre aquele determinado assunto.

Assim o Google funciona, se você recebe muitos links de outros sites, fazendo referência a você num artigo específico, você receberá algum grau de Link Juice, e seu resultados serão melhores na SERP.

Existem algumas formas de saber a qualidade dos links que você recebe bem como utilziar algumas técnicas para prover links para seu site, existem inúmeras formas de conseguir alguns links, porém, o mais eficiente é através de PBN’s com uso de Domínios expirados ou compra de Domínios em Leilões ou Blogs da WEB 2.0.

Desempenho do Site

Para melhorar o desempenho do seu site, é fundamental ter um código com limpo, normalmente os temas de WordPress mais elaborados são carregados de Java e CSS. Se você possui um tema encomendado em Html verifique com o desenvolvedor o que pode ser melhorado no código.

Não se esqueça de criar um sitemap e um Robots, são pessas fundamentais que qualquer Blog deve possuir, o Robots é o primeiro arquivo que um motor de busca procura ao se deparar com um Blog ou Site.

O Sitemap é uma junção de links que faz uso do XML protocol, esse procedimento não irá garantir melhores desempenhos do seu site, mas é algo bem básico e que todo site que tem um mínimo de otimização deve possuir.

Otimização de Imagens

Reduza as imagens, as imagens devem ter um tamanho máximo de 100Kb. O TinyPNG é um programa gratuito que ajuda a reduzir as imagens, e é bem rápido.

Reduza também o tamanho da imagem no photoshop, imagens muito grandes normalmente são pesadas. Sempre salve no formato menos pesado, JPEG ou PNG, isso pode variar dependendo da imagem. Caso você não possua o Photoshop existe um programinha gratuito bem bacana chamado Photosyzer a versão free atende bem.

O mais importante do SEO

Com essa brevíssima introdução ao que é o SEO, do que se trata uma otimização, enfim, espero que vocês tenham tido uma noção clara de que, de nada adianta ter uma boa otimização, ter todas as ferramentas do mundo, se os primeiros passo não forem feitos.

O passo mais importante de todos é a pesquisa de palavras chave, pois uma pesquisa bem feita, com uma análise de concorrência bem feita, você poderá rankear com baixo nível de esforço. Não se deixe iludir pelas palavras com maior número de buscas.

[feature_box style=”10″ only_advanced=”There%20are%20no%20title%20options%20for%20the%20choosen%20style” alignment=”center”]

Backlinks é a chave para isso é fundamental atacar essa estratégia, você pode conseguir links analisando seus competidores, para isso precisa usar ferramentas pagas ou gratuitas.

[/feature_box]

⇒ Análise de Backlinks Gratuitos

⇒ Ferramentas pagas

As ultimas duas são as melhores do mundo, tenho certeza que você não vai se arrepender. Agora outra técnica muito usada é a criação de Blogs da Web 2.0 que pode ser feita manualmente com a criação de Blogs da Web 2.0 ou através de Diretórios.

Para baixar a lista de Blogs com maior page Rank basta compartilhar

[sociallocker id=1368]Web-2.0[/sociallocker]

Para criar BloGs da Web 2.0, você poderá optar por uma ferramenta de automatização, atualmente a melhor ferramenta é o Ranker X, ele possui uma enorme variedade de opções tanto para blogs da Web 2.0 como para contas sociais.

Para conhecer melhor o Ranker X clique no ícone abaixo

Sign Up

Espero que você tenham gostado deste breve tutorial sobre o que é SEO e como fazer algumas melhorias no seu site.

Se quiser se aprofundar melhor nesse tema, eu possuo um curso extremamente barato com mais de 32 aulas, não é necessário nenhum conhecimento aprofundado e eu vou tratar cada item com o máximo de detalhes.

Se você quer conhecer O QUE É E COMO fazer SEO da maneira como eu faço, basta clicar aqui e você será direcionado para a página de compra, o curso custa apenas R$ 27 Reais, por tempo limitado! Não deixe de aprender minhas técnicas, comece hoje mesmo!

Clique aqui para adquirir o curso

Ricardo Guedes Tatagiba

Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos na Área de Engenharia Consultor em Otimização de Sites. Tentando mudar a vida das pessoas através da Internet

Website: http://www.sosbloggers.com.br

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *