Neuromarketing e Mindset o que isso tudo tem haver com você

O grande protagonista do Neuromakerting o neurocientista Paul Maclarem, divulgou em 1970 a teoria do cérebro trino, que basicamente consiste na afirmação de que nosso cérebro é composto de três partes, o humano, mamífero e reptiliano. Este ultimo é responsável pelos reflexos instintivos, e nos salva dos perigos garantindo nossa sobrevivência, poxa um viva então para o cérebro reptiliano!!!

Bom mas, é justamente graças a esse cérebro meio desconfiado que as técnicas de neuromarketing quer atingir, quem já leu o Livro as armas da persuasão, vai lembrar logo do início do livro no qual o autor retrata uma experiência realizada com Peruas quando estavam na reação (clique-zum) em relação ao piar de seus filhotes.

Neuromarketing? Me esclareça onde ele se encaixa

E justamente ai que entra o Neuromarketing, que promete invadir a cabeça do consumidor, trata-se de estudos conciliatórios do Marketing e da Neurociência (que juntos se transforam no neuromarketing). Esse estudo analisa as reações inconscientes e gera resultados mais esclarecedores.

Veja como os dados produzidos pelos estudos podem facilmente ajudar-nos a criar as estratégias corretas para cada público totalmente personalizável, aumentando todos os índices de conversão.

Então resumindo

O Neuromarketing analisa o comportamento reativo, emotivo e sensorial do consumidor para fortalecer as campanhas de sua companhia, e seu uso pode levar o nível de marketing de sua empresa para outro patamar. levando seu consumidor baixar as barreiras psicológicas e a persuadi-lo a aceitar a marca, os produtos e ideias.

Você conhece o Momento Zero da Verdade?

“As melhores marcas ganham consistentemente dois momentos da verdade. O

primeiro momento ocorre na prateleira da loja quando um consumidor decide

comprar uma marca ou outra. O segundo ocorre em casa, quando ele usa a marca

— e fica encantado ou não.”

 

A.G. Lafley

O neuromarketing pode nos ajudar fortemente a compreender esses momentos. Conhecido como momento zero da verdade, onde os potenciais clientes devem tomar uma decisão de compra.

Você já deve ter ouvido falar que existem dois momentos, um antes que o cliente chegue até a bancada de produtos e outro que é a decisão final. Portanto, é imprescindível que você tenha um tempo de dedicação e gaste uma energia considerável para este estudo.

Os momentos são divididos em ZMOT, FMOT e SMOT

  • O ZMOT – Trata do Momento zero da Verdade
  • O FMOT – Primeiro Momento da Verdade
  • O SMOT – Segundo Momento da Verdade

Observe atentamente estes fatores:

  • Estímulo: Momento em que se recebe a informação através da publicidade
  • Prateleira: Momento em que se tem acesso e oportunidade de compra
  • Experiência: Momento em que experimenta o produto e tem-se uma impressão positiva ou negativa, a respeito deste.

Percebeu a ligação entre eles? Veja isso é quase um poema:

  • O ZMOT ⇒ Estímulo
  • O FMOT ⇒ Prateleira
  • O SMOT ⇒ Experiência

Estas três etapas formaram o modelo mental de Marketing por longos anos.

ZMOT-modelo-marketing-antigo-mindset

Porém, esse modelo antigo não continha o elemento Internet! Isso muda tudo… hoje após ver a publicidade, o novo consumidor pega seu Notebook e acessa o site do produto para obter mais informações, verifica no Youtube, lê comentários de outros usuários e quando chega a decisão de compra sua opinião já está formada.

O novo Modelo mental

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 Assista ao Vídeo produzido pelo Google

Uma pesquisa mostrou que num grupo de 5 mil compradores em 12 categorias diferentes revelaram que antes da decisão de compra em média cada comprador lançava mão de mais 10,4 fontes de informação para tomar uma decisão, isso em 2011, esse numero é quase o dobro de fontes de informações pesquisadas em 2010 pelo mesmo grupo.

Veja então o enorme potencial que a internet tem trazido para o mercado, tendo uma enorme influência nas decisões de compra. Se sua empresa ou marca está fora da internet, provavelmente você estará fora do mercado muito em breve! portanto, encontre um jeito de trocar valor ao invés de trocar apenas mensagens com seus consumidores.

Veja essa campanha fantástica feita pela Dermablend da L’oreal, no qual produziu um vídeo de sucesso viral atingindo milhões de visualizações, o vídeo foi tão impactante que pessoas decidiram fazer tatuagens após isso, outros apenas desejaram ter tatuagens, veja como isso tem uma força fantástica.

 

 

Ela tinha os seguintes requisitos:

Objetivo:

  • Ampliar o reconhecimento de sua marca;
  • Aproveitar um vídeo viral de sucesso;
  • Conquistar mais clientes no ZMOT.

Abordagem:

  • Alcançar milhões de usuários, no momento da pesquisa utilizando o canal de vídeo do youtube
  • durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mostrando as vantagens da base corretiva para pernas e corpo, por meio de quê? Movimento, Audição e visão.

Obteve os seguintes Resultados:

  • Alcançou o dobro de cliques em comparação a média do Youtube e tempo de reprodução 1,5 vezes maior;
  • Aumentou em 54% da base de usuários inscritos em seu canal da marca Dermablend no Youtube;
  • Em 24 horas, gerou o mesmo número de visitantes únicos para seu E-Commerce que em relação ao um mês inteiro.

São marcas realmente fantásticas, mostrando que uma ação de Marketing quando bem realizada, como objetivos e planejamento, podem resultar numa alavancagem extraordinária.

Não podemos esquecer também que se você possui um Site ou Blog o SEO de site deve estra bem estruturado, isso também atrai muitas visitas, se você ainda não leu meu e-book, aconselho fortemente que leia e aplique as técnicas o mais rápido possível

Recomendo fortemente que você leia mais sobre esse assunto, que está disponível na página do Google incluindo um E-Book Gratuito de onde retirei alguns estudos.

Até agora nós vimos:

O que é o Neuromarketing e como isso tem afetado as estratégias de marketing, pois se você entende a Mente do seu cliente, você poderá compreender os momentos:

  • O ZMOT – Trata do Momento zero da Verdade
  • O FMOT – Primeiro Momento da Verdade
  • O SMOT – Segundo Momento da Verdade

Favorecendo sua estratégia de Marketing para as ações:

  • Estímulo: Momento em que se recebe a informação através da publicidade
  • Prateleira: Momento em que se tem acesso e oportunidade de compra
  • Experiência: Momento em que experimenta o produto e tem-se uma impressão positiva ou negativa, a respeito deste.

Atuando com base nestes estudos sua campanha tem uma grande chance de sucesso, e não é disso que estamos falando? Aumentar suas conversões? Aumentar o lucro e gerar receita? Mas você deve estar se perguntando, e o modelo mental, onde isso se encaixa?

Bom vamos tratar agora o modelo mental como Mindset. Se você ainda não viu minha aula sobre Missão e Filosofia  de vida, onde eu explico sobre a importância de ter uma missão e um objetivo claro, aconselho que pare agora e assista, isso vai clarear sua mente, pois o Modelo mental tem tudo haver com Missão de vida!

Mas o que isso tem haver com Mindset?

Isso tem tudo haver, se você não mudar o seu modelo mental de atuação no mercado, expandir seus horizontes e pensar fora da caixa (sem querer parecer clichê), você não consegue entender o mercado, e não conseguirá fazer uma comunicação de valor efetiva com ele.

É como se você estivesse falando outra língua! Entenda de uma vez por todas que, agora quem está no comando é o consumidor, ele precisa encontrar você, e você tem que estar pronto para esse momento.

O seu Mindset ou Modelo Mental deve estar previamente moldado para que suas atitudes ou campanha e sua comunicação sejam efetivas, levando o o consumidor a entender o seu produto e comprá-lo mentalmente sem mesmo ter ido ainda a loja (no caso de loja física), ou a clicar no botão de comprar.

Porém o Mindset não é só isso

Durante as olimpíadas podemos nos deparar com inúmeras quebras de record, o que antes parecia impossível passa a ser uma realidade, por isso, acho as olimpíadas tão incrível é algo que marca nossas vidas.

neuromarketing-super-corredores

Mas o que faz esses super humanos? O que os torna tão especiais?

Além de horas e horas de treinos constantes e repetições incontáveis, eles simplesmente mudam seu modelo mental!

Isso mesmo, antes de mais nada você precisa ACREDITAR!

  • Como vimos temos o neuromarketing que estuda os momentos de decisão de compra;
  • Temos um momento zero da verdade conhecido como ZMOT;
  • E um estado ou modelo mental, conhecido também como Mindset.

O modelo mental ou Mindset molda suas atitudes, é como uma missão de vida, que vai se fortificando e sendo até mesmo capaz de moldar seu cérebro, sim verdade! Estudos recentes comprovam a Neuroplasticidade, que é a capacidade que o cérebro tem de se tomar uma forma diferente, e é isso que o Mindset é, uma atitude que você determina, um comando que você dá ao seu cérebro: – Meu querido cérebro, agora vou pensar assim desta forma!

O que você deve Fazer Agora!!!

Leve em consideração conhecer o seu Modelo Mental, o seu Mindset através do Neuromarketing, estude a si mesmo, e assim poderá conhecer seu público, o fato é que não importa tanto o serviço ou o produto que se deseja vender, mas sim o impacto emocional que se comunica isso. E somente através de estudo é que se consegue isso.

Estude, Estude  e depois Estude Mais

Convido você a conhecer mais sobre você mesmo, se quiser realmente ter uma posição diferente, se você quer transformar sua vida, esse é o começo, comece pelo seu Mindset!

Um mindset bem desenvolvido e focado no sucesso, pode trazer-lhe enormes vantagens competitivas. O que ocorre normalmente, é que as pessoas em geral acreditam que suas mentes já estão moldadas e não podem fazer mais nada, porém novos estudos estão mostrando que elas estão erradas.

Atualmente temos no mercado um grande estudioso de Marketing e criador de treinamentos fantásticos, que desenvolveu um curso sobre Mindset que você poderá transformar seu Modelo Mental de uma vez por todas.

Espero que você tenha sucesso, forte abraço

Ricardo Guedes Tatagiba

Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos na Área de Engenharia Consultor em Otimização de Sites. Tentando mudar a vida das pessoas através da Internet

Website: http://www.sosbloggers.com.br

3 Comentários

  1. Gabriel Nunes

    Ricardo, excelente Matéria/Estudo/Aula, sua didática e exemplos são fantásticos. O conteúdo aqui apresentado me esclareceu muitas dúvidas.
    Muitíssimo obrigado!

    • Obrigado Gabriel, foi um prazer… acho o Neuromarketing uma matéria fantástica e essencial para entendermos o mercado.
      Parece difícil mas não é. Forte abraço!

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