Faça uma SILO simples no seu Site

Um velho mandamento do SEO já dizia que você deveria fazer Links internos, isso é antigo, muita gente faz, e muita gente não faz. A verdade é que, links internos são EXTREMAMENTE importante para o seu SEO ON Page.

É exatamente isso que eu vou te ensinar a fazer, através deste artigo toda autoridade que seu site recebe será totalmente controlada por você, veja como o conhecimento desta técnica pode influenciar poderosamente os resultados do seu site! E ai ta a fim de aprender isso? Continue por ai então e vamos em frente!

Como fazer uma Silo para seu site de forma simples aproveitando o Link Juice

Existem inúmeros casos de Blogs que possuem um número muito baixo de backlinks ou mesmo zero, e ainda assim conseguem bons posicionamentos de suas Keywords. Agora com isso é possível, você deve estar imaginando…

O problema maior é que normalmente os links internos são feitos sem um planejamento adequado e assim você acaba desperdiçando seu Link Juice, e desperdiçar algo precisos assim é literalmente um crime.

Se você não sabe o que é Link Juice continue lendo esse artigo

A tradução de SILO é estrutural, como um espaço para armazenar algo, comida, ou objetos, então daí você já pode começar a entender o que é, pois essa parte teórica é fundamental para estruturar seu site e sua SILO.

A Silo vai ser uma parte fundamental da estrutura de seu site que vai armazenar a autoridade recebida de outros sites, fazendo com que ele seja aproveitado da maneira que lhe convir, e isso pode ser extremamente útil.

Antes de ensinar a fazer a SILO, eu gostaria primeiro de fazer referência a uma outra estrutura, que cai como uma luva para qualquer site ou blog, e em se tratando de SILO essa junção é uma verdadeira Bomba, você já deve conhecer o Anderson Chipak e seu curso Demolição Digital, não é?

No curso demolição digital, o Anderson Chipak ensina a fazer uma estrutura, não baseada num SILO mas, direcionada a vender. O que proponho neste artigo é juntar, o poder da estrutura oferecida pelo Anderson e unir a força do SEO.

Veja mais sobre técnicas: ZMOT e Neuromarketing

Simplificando muito, temos a RP – Referral Page (página de referência),  são as páginas de entrada, o qual um usuário a encontra mediante um motor de Busca (Google, Bing, Yahoo etc).

Então um usuário faz uma pesquisa e acaba se deparando com seu Blog ou site, esta é nossa página de referência.

Páginas do Tipo LP (Landing Pages) as boas e velhas Landing pages, essas dificilmente irão sair de moda, como o próprio nome já nos diz, são as páginas de aterrissagem, ou seja, onde seu visitante deve aterrissar e ser direcionado, essa página é responsável por converter algo, podendo ser, leads, cliques, vendas etc.

Páginas/Artigos UP são responsáveis por manter o Leitor entretido e motivado a ir para outro artigo ou página, e deve conter Links para as páginas LP e RP.

Então a estrutura lógica

A pessoa pode entrar através de artigos RP ou UP e deve ser direcionado para a Landing Page (LP)

 páginas de entrada e landing pages na silo

Como organizar sua SILO

Bom agora, você estruturar isso, pode ser num papel, num guardanapo, na mão sei lá… faça a opção que mais lhe atrair! Sua estrutura deve parecer com isso:

Para as páginas RP, prefira Keywords que tem maior possibilidade de rankeamento, pois assim você pode atrair o tráfego qualificado. É extremamente importante que nesses artigos você resolva um problema (dor) do seu avatar.

Os artigos UP você pode usar uma técnica de escrita chamada AIDA, é uma técnica que usa alguns elementos que vão fazer com que o leitor se mantenha interessado no artigo.

Mas também devem ser páginas otimizadas e que possam ter chances de rakeamento, o SEO deve estar em tudo, tudo!

Nas Landing pages o objetivo é fechar a venda e matar as objeções, ou seja, use todos os benefícios que ele vai ter ao adquirir aquele produto e peça para ele comprar, sempre  peça para comprar, a velha chamada para ação!

Como fazer a SILO

Depois que você subir esses artigos, você pode fazer como páginas ou artigos mesmo, quanto a isso não faz diferença. A vantagem dos artigos é que você consegue manter uma estrutura de Blog, se for páginas você perde essa estrutura.

Para montar a SILO

Eu uso o plugin A Graceful Sidebar Plugin para fazer a estrutura você precisa inserir as URL’s como abaixo:

Ex: Digamos que essa silo tenha como base uma Kw A , e pra ela criei mais dois artigos similares, cujo o tema seja similar, ou seja, se a Kw A for Matemática aplicada, os artigos podem ser por exemplo, sobre Algoritmos, e o Terceiro artigo sobre um curso, como exemplo, aprenda a Programas em C++, eu vou criar então 3 Páginas certo:

[feature_box style=”3″ only_advanced=”There%20are%20no%20title%20options%20for%20the%20choosen%20style” alignment=”center”]

<ul>

<li><a href=” “http://seusite/pagina-1/”>Matemática-aplicada<a/></li>

<li><a href=” “http://seusite/pagina-2/”>Aprenda-a-programar-c++<a/></li>

</ul>

[/feature_box]

Como viram acima, só aparecem duas páginas pois a primeira é o artigo RP e estará no Menu do Site, ou seja, é o portão de entrada do leitor.

Mas a silo não se resume a isso, a linkagem interna também deve ser feita seguindo essa lógica, e você pode direcionar o tráfego para outras páginas, a fim de, proporcionar a um post ou página um maior Link Juice.

Veja um exemplo nessa imagem

como fazer uma SILO num site simples

Como o Link Juice Flui pela SILO e fora da SILO

Vamos imaginar que a internet, seja uma grande e gigantesca malha de Tubulação, e nessa tubulação existe um Fluido especial que se chama Confiança (Trust Flow)! Esse é apenas um dos muitos sinais que um site possui, caso queira mais detalhes, veja neste artigo como avaliar um domínio

Os sites são tanques de armazenamento deste fluido, quando ele faz um Link, automaticamente uma saída é colocada neste Tanque. Essa saída então retira um pouco da autoridade e da confiança deste Site que é transportada até seu destino final.

Quando seu site recebe esse Fluido de confiança ele deve fluir por todo site, pois quando ele para numa página, o Fluido acaba não beneficiando outras partes do seu Site.

Encontrei essa imagem perfeita no Google que exemplifica de maneira muito didática, mas ele não vai ganhar link não hehehehe…

Mantenado o Link juice no seu site

Recapitulando

Manter o Link Juice fluindo no seu seu Blog é fundamental para aproveitar as oportunidades que seu backlinks podem oferecer.

Para isso:

  • Mantenha uma linkagem inteligente e direcionada para as páginas da SILO
  • Faça links inteligentes nos textos e mostre aonde o usuário deve clicar
  • Faça páginas com objetivo, toda página deve possuir um fim

Se você gostou deste artigo não esqueça de compartilhar, um forte abraço e nos vemos na próxima!

Ricardo Guedes Tatagiba

Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos na Área de Engenharia Consultor em Otimização de Sites. Tentando mudar a vida das pessoas através da Internet

Website: http://www.sosbloggers.com.br

4 Comentários

  1. Leandro

    ótimo artigo. mas fiquei com uma dúvida: eu poderia apontar uma pagina up para uma RP tbm? ou é melhor evitar? será que eu perderia juice?

  2. Igor Damasceno

    É possível fazer no Blogger?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *