Entenda o Edge Rank e comece a ganhar dinheiro no Facebook

Para qualquer negócio que se deseja construir no Facebook, aparecer para a maior quantidade de pessoas em seu Feed é algo tão importante quanto aparecer na TV, ou qualquer outro meio de publicidade.

Talvez nem todos saibam, mas o facebook assim como qualquer motor de busca como por exemplo o Google, possui um algoritmo denominado (Edge Rank) que determina, o que aparece no Feed, quando aparece, e em qual ordem isso irá acorrer.

edge rank 2015

Como o Edge Rank influencia os Lucros de seu negócio no Facebook

Quando alguém abre seu Feed, há potencialmente 1500 histórias competindo pelo espaço, estas são, histórias de amigos e parentes, publicidade através de links patrocinados etc. É óbvio que 1500 atualizações é algo que qualquer ser humano é incapaz de assimilar.

Então se você possui um negócio, e deseja ganhar dinheiro no Facebook, obviamente que você vai querer que seu conteúdo esteja sempre o mais bem ranqueado possível e desta forma visível para sua base de Fans.

Obter 1000 likes, não quer dizer que seu conteúdo vai estar visível para 1000 pessoas, pois além de você, esse Fan também possui outras postagens em seu Feed, e é o Algoritmo do Facebbok que vai decidir o que será apresentado no Feed destes Fans.

O desafio é saber o que mais sua base de Fans quer de fato assistir, o que realmente eles querem ver?

2004 knobs

Em 2004 o Facebook trouxe algo chamado de Knobs. Chris Cox o responsável pelos produtos do Facebbok, mostrou em teoria que o novo algorítimo, iria privilegiar mais as imagens, e reduzir os privilégio de simples textos.

2007 Edgerank

edge rank facebook como funciona

Em 2007 o Facebook emplacou o conhecido Edge Rank

U Affinity Score: Trata-se da afinidade com o qual um usuário se conecta ao algum conteúdo seu;

W Wheigt: O tipo de conteúdo e seu “peso”, esse conteúdo trata-se de uma foto, de um vídeo, ou texto;

D Time Decay: É o tempo em que esse Edge foi criado, quanto mais recente o conteúdo, maior força ele terá.

Affinity Score: Define a relação entre o usuário e a frequência com que este usuário se relaciona com os conteúdos que aparecem em seu Feed, mostrando assim o quão forte é a relação de uma marca com seu Fan. Essa medida está fortemente relacionada com a interação e o engajamento.

As ações tomadas como Gostei, Compartilhamentos, comentários, clicks e visualizações, ou seja todas as ações irão contribuir positivamente ou negativamente.

Weight: O peso, é definido pelo tempo em que um usuário investe em determinado conteúdo, se você gosta mais de imagens, é isso que vai aparecer com maior frequência em seu Feed. O facebook está continuamente modificando esse algorítimo de forma que ele fica da vez mais aperfeiçoado.

Time Decay: Quando é inserido algum conteúdo no Facebook, este conteúdo é automaticamente emitido alguns de seus contatos ou Fans, poderão enxergá-lo, no entanto, quanto mais “velho” ele vai se tornando, o conteúdo perde força e começa a desaparecer do Feed de sua base de Fans.

2011 Now

Em 2011 o Facebok repôs seu algorítmio com a Machine Learning Approach, no qual leva em consideração nada mais nada menos que 100.000 fatores! Porém, Afinidade, Peso e Tempo, continuam sendo fatores muito importantes, pois isso é a base.

Alterações no item Afinidade

– Há uma tentativa de averiguar a naturalidade das relações, ou seja, algumas pessoas possuem maior afinidade com determinado grupo, obviamente as interações entre este grupo é maior do que com outros grupos. O mesmo ocorre entre Páginas e pessoas.

Categorias e subcategorias: Foi criado algo como um tipo de pontuação para o nível de afinidade, nesse caso, algumas categorias terão maior peso do que outras.

Cada indivíduo possui seu Edge Rank, se Helio interage mais com fotos inclusive as comenta, e Fernando e Daniel interagem mais com Links, Helio possuirá um Edge Rank mais pesado para imagens, e Fernando e Daniel um Edge Rank maior para Links.

Outros fatores a considerar.

Uso de Gadgets: O tipo de acesso com o qual o ususário irá interagir no conteúdo influi diretamente no Feed, se este utiliza um Telefone celular, o Feed irá exibir uma quantidade menor de Videos.

Banda Larga: A velocidade da conexão também interfere em como o Feed é exibido.

Cliques em anúncios, ou bisbilhotar o Feed de outros usuários também afeta sua navegabilidade.

As três coisas que de fato importam!

No entanto, em meio a essa enorme variedade de coisas a considerar, para fazer seu negócio evoluir e subir cada vez mais nos Rankings do Feed de sua base de Fans, devemos nos mostar atencioso para 3 fatores:

Interações Globais: A quantidade de Gostei, compatilhamentos e comentários que seus Posts recebem no mundo, mas particularmente de seus amigos e Fans. Isso afeta o que eles irão ver ou não!

Como exemplo, se uma Fan Page que você curtiu sobe um novo conteúdo em sua Fan Page, e você possui baixa afinidade com essa página, porém, 3 de seus amigos interagem fortemente com ela, existe a possibilidade que o Facebook veja sua base de amigos e determine que você também poderá gostar desse conteúdo. Da mesma forma isso também afeta negativamente, fazendo o efeito contrário.

Story Bump: A atualização mais recenete e impactante foi o History Bump, ele não obedece a regra do TEMPO, uma vez que você introduz um novo post, e outros posts vão entrando no Feed, seu post vai caindo de posição, porém, se este Post recebe alguma ação, ele sobe novamente no Feed e nesse caso é como se seus posts obtivessem uma “segunda chance”.

history bump e seu peso no edge rank

Ultimo Click: Considera-se as 50 interações mais recentes do Feed, e as utiliza para auxiliar no Rankeamento em um feed individual.

Leia Também: Como Otimizar seu Conteúdo para conversão

edge-rank-2015

Funcionamento do EdgeRank – Conclusões

Viu como é Fácil entender o Edge Rank e como ele funciona, esperamos este tipo de comportamento para o Edge Rank em 2015, espero que que aproveite!

Agora que você já entendeu um pouco como funciona o Facebook, talvez a importância de suas postagens, e da interação que você tem com seu público

[vertical_spacing height=”150″]

[optin_box style=”21″ alignment=”center” disable_name=”Y” email_field=”null” email_default=”E-Mail ” integration_type=”custom” double_optin=”Y” name_default=”Enter your first name”][optin_box_code]



[/optin_box_code][optin_box_field name=”headline”]Conheça a Arte SEO – Você nunca mais será o Mesmo[/optin_box_field][optin_box_field name=”paragraph”]PHAgc3R5bGU9InRleHQtYWxpZ246IGNlbnRlcjsiPkJhaXhlIG8gRS1Cb29rIGUgYWluZGEgcmVjZWJhIGVtIHNldSBlLW1haWwgYXMgdMOpY25pY2FzIG1haXMgYXZhbsOnYWRhcyBzb2JyZSBTRU8gZSBNYXJrZXRpbmcgRGlnaXRhbDwvcD4K[/optin_box_field][optin_box_field name=”privacy”]Quer sorrir? Então me faça sorrir também![/optin_box_field][optin_box_field name=”top_color”]undefined[/optin_box_field][optin_box_button type=”0″ button_below=”Y”]ASSINAR AGORA![/optin_box_button] [/optin_box]

 

Ricardo Guedes Tatagiba

Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos na Área de Engenharia Consultor em Otimização de Sites. Tentando mudar a vida das pessoas através da Internet

Website: http://www.sosbloggers.com.br

2 Comentários

  1. Obrigado Ricardo,
    Finalmente consegui perceber esse negocio de Edge Rank, grande explicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *